Contrato da empresa Whoosh foi renovado até novembro de 2027; serviço é usado por mais de 370 mil pessoas na capital, com mais de 1.200 patinetes disponíveis
A empresa Whoosh, responsável pelo aluguel de patinetes elétricos em Florianópolis, teve seu contrato renovado e o serviço está assegurado na capital até 23 de novembro de 2027.
O anúncio foi realizado por meio do Diário Oficial do Município, que apresentou um termo aditivo de mais dois anos de atuação da empresa. Por lei, contratos de serviços continuados podem ser prorrogados sucessivamente em até dez anos, desde que previsto em editais e que se mostrem vantajosos para a administração pública.
Manutenção do serviço de patinetes elétricos em Florianópolis
Segundo o credenciamento da empresa, é permitido o uso de espaços públicos para a exploração comercial de serviços de patinetes elétricos. A Whoosh fica responsável pelo monitoramento, melhorias e outras instalações que envolvam os patinetes.
A medida de renovação foi necessária para a manutenção do serviço, visto que o primeiro credenciamento foi assinado em 23 de novembro de 2023 e tinha a duração de dois anos, vencendo ainda neste mês.
Segundo a Whoosh, mais de 370 mil usuários utilizam os patinetes em Florianópolis, com uma distância percorrida superior a 4 milhões de quilômetros. Atualmente, mais de 1.200 patinetes da empresa estão espalhados pelos bairros Agronômica, Trindade, Itacorubi, Jurerê, Canasvieiras e Lagoa da Conceição.
Regras para o uso de patinetes elétricos em Florianópolis
A resolução brasileira que define o uso dos patinetes elétricos estabelece que o limite de velocidade do equipamento em calçadas é de até 6 km/h, em ruas de até 15 km/h e em ciclovias de até 20 km/h.
Caso o usuário esteja em estradas e vias, o meio de transporte pode chegar a uma velocidade máxima de até 40 km/h.
Já em Florianópolis, a lei municipal que estabelece o uso do equipamento exige que os veículos utilizem apenas ciclovias, ciclofaixas e áreas de circulação de pedestres, com limite de velocidade de 20 km/h.
regras da Whoosh
- É proibido o uso de patinetes da Whoosh por menores de 18 anos, medida de segurança alinhada às diretrizes de regulamentação municipal e federal.
- Não é permitido transportar mais de uma pessoa, uma vez que os patinetes foram projetados para transporte individual e o uso compartilhado compromete a estabilidade, aumentando o risco de acidentes.
- O usuário deve manter as duas mãos no guidão e estar atento às faixas de pedestre.
- É proibido estacionar o patinete na entrada de garagens e em vagas regulamentadas para veículos específicos.
- Não dirigir patinetes em caso de consumo de álcool, o que pode comprometer o reflexo dos usuários.
- Não utilizar fones de ouvido durante a condução dos equipamentos, uma vez que os fones podem comprometer a atenção.
Foto: Leo Munhoz/ND Mais



